mostra interativa

A mostra interativa acontece como uma grande feira, onde os autores irão levar uma experiência mão na massa para os participantes do FIC. Incentivamos a participação das crianças e jovens estudantes envolvidos no trabalho como apresentadores no Festival.

 

Para saber mais sobre como apresentar em mostra interativa, visite este material de referência.

Submissão de trabalhos para a mostra interativa:

* Os materiais necessários para a atividade serão providenciados pelo expositor :)

TROCAS

DE

EXPERIÊNCIAS

Quem submeter trabalhos nessa categoria terá a oportunidade de expor e refletir sobre o seu projeto tendo como ótica a aprendizagem criativa. A atividade terá uma rodada de apresentações orais de 5 minutos seguida de reflexão coletiva.

Este é o momento para quem procura adotar a aprendizagem criativa na prática da sala aula, no contraturno escolar e em espaços não formais de educação. A troca de experiência é uma excelente oportunidade para divulgar e conhecer o trabalho de outros educadores que estão usando aprendizagem criativa no Brasil.

 

Além de trabalhos teóricos sobre aprendizagem criativa, aqui diferentes abordagens de trabalho serão discutidas sobre a ótica da aprendizagem criativa. Vamos conversar sobre quais são os contatos e descontinuidades entre a aprendizagem criativa com diferentes metodologias ativas. Se você pesquisa trabalhos sobre Aprendizagem Baseada em Problemas, Design Thinking, gameficação, dentre outros, este é o seu lugar.

Resolução colaborativa de problemas e desafios 

Esta linha de trabalhos abre portas para que ocorram diferentes abordagens focada na resolução de problemas e desafios sobre a ótica da aprendizagem criativa.

São bem-vindos todos os espaços voltados a prática colaborativa de resolução de problemas:

 

Hackathons

Maratona de programação para desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware.

 

Escape Room

Trabalho colaborativo ao desvendar puzzles e situações em circunstâncias fora de controle e devem usar sua inteligência e encontrar as pistas para escapar.

 

Aprendizagem baseada em problemas

A metodologia PBL, em português Aprendizagem baseada em Problemas - ABP, é uma forma de aprendizado que estimula a pró-atividade e o aprimoramento pessoal em um grupo acadêmico por meio de discussões profundas de casos interdisciplinares.

 

Desafios de robótica

Desafios para construção de protótipos com utilização de sucata atendendo a requisitos de funcionamento e criação.

Outros formatos

Solte sua imaginação e nos surpreenda com sua ideia :)

ESPAÇOS e arte interativa

Todo espaço pode trazer um um aprendizado?

Se você acha que sim, traga uma proposta de intervenção para os diferentes ambientes do FIC, seja ele um corredor, uma escada, uma sala de aula ou qualquer outro local do prédio.

 

Pode ser uma escultura, um brinquedo, uma pintura, uma escada piano, uma reação em cadeia que se estende por uma parede, ou o que alguma outra ideia que possa trazer aprendizados espalhados pelos diferentes ambientes de um espaço de educação.

Palco Aberto

Práticas educacionais voltadas para o palco terão sua vez aqui. Música, dança, teatro, poesia e performances de diferentes estilos serão atividades bem-vindas neste palco. Professores, estudantes e envolvidos com a educação, venham compartilhar conosco a sua arte!

Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa