Inscrições Encerradas

MOSTRA INTERATIVA

A mostra interativa acontece como uma feira, onde os autores irão levar uma experiência mão na massa para os participantes  do FIC. Incentivamos a participação das crianças e jovens estudantes envolvidos no trabalho como apresentadores no Festival Para saber mais sobre como apresentar em mostra interativa, visite este material de referência

* Os materiais necessários para a atividade serão providenciados pelo expositor. 

.

CRIATIVIDADE EM CENA

Práticas educacionais voltadas para o palco terão sua vez aqui. Música, dança, teatro, poesia e performances de diferentes estilos serão atividades bem-vindas neste palco. Professores, estudantes e envolvidos com a educação, venham compartilhar conosco a sua arte!

OCUPAÇÃO CRIATIVA

Ajude a tornar cada cantinho do FIC um espaço que expressa a criatividade. Um corredor, uma sala de aula, a escada, o elevador… O que iremos ocupar? Uma escultura, um brinquedo, uma pintura, um escada piano, uma reação em cadeia… Com o que iremos ocupar?

TROCAS DE EXPERIÊNCIAS

Quem submeter trabalhos nessa categoria terá a oportunidade de expor e refletir sobre o seu projeto na área de educação tendo como ótica a aprendizagem criativa. 


A troca de experiência é uma excelente oportunidade para divulgar e conhecer o trabalho de outros educadores que estão usando aprendizagem criativa. A atividade terá uma rodada de apresentações orais de 5 minutos seguida de reflexão coletiva. Seguem os temas: 

Adoção na prática
Educador, este é o momento para quem procura adotar a aprendizagem criativa na prática da sala de aula, no contraturno escolar, em espaços não formais de educação, no laboratório de tecnologia, na quadra da escola, no ateliê de artes, na biblioteca, ou em alguma outra situação. A troca de experiência é uma excelente oportunidade para você divulgar e conhecer o trabalho de outros educadores que estão usando aprendizagem criativa.

Abordagens teóricas
Além de trabalhos teóricos sobre aprendizagem criativa, aqui diferentes abordagens de trabalho serão discutidas sobre a ótica da aprendizagem criativa. Vamos conversar sobre quais são os contatos e descontinuidades entre a aprendizagem criativa com diferentes metodologias. Se você pesquisa sobre Aprendizagem Baseada em Problemas, Design Thinking, gameficação, diferentes metodologias ativas e teorias da aprendizagem, este é o seu lugar. 

.

RESOLUÇÃO COLABORATIVA

DE PROBLEMAS E PROTOTIPAÇÕES

Esta linha de trabalho abre portas para que ocorram no FIC diferentes abordagens que serão pensadas sobre a ótica da aprendizagem criativa. São bem-vindos hackathons, escapes, aprendizagem baseada em problemas, desafios de robótica, prototipações e outros formatos. Aqui, é importante que conceitos da aprendizagem sejam de alguma forma contemplados, como os 4 Ps - o trabalho por projetos, que respeite a paixão dos estudantes, promova parcerias e o pensar brincando. Nem sempre os projetos precisam contemplar todos os Ps da aprendizagem criativa e ainda incorporar outras ideias dessa abordagem, como a espiral da aprendizagem criativa. Porém, de alguma forma devem buscar contemplar alguns desses conceitos. 

Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa