O que é o FIC?
O Festival de Invenção e Criatividade (FIC) é uma grande celebração do espírito inventivo, colaborativo e mão na massa da educação brasileira. Nele, crianças, jovens, seus familiares e educadores terão a oportunidade de explorar materiais e tecnologias high e low tech, participar de atividades e aprender de forma estimulante e descontraída.

 

Quais são os objetivos do FIC?
O Festival tem como objetivo divulgar, inspirar e facilitar a implementação de atividades de aprendizagem mão na massa em ambientes educacionais formais e não formais de todo o país.

 

O evento é gratuito?
Sim, o evento é gratuito!

 

Quem organiza o evento?

O FIC SP é organizado pelo Núcleo São Paulo da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) e, este ano, com um grande grupo de educadores do Senac Lapa Tito.

 

O que é a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC)?

A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa é uma rede de educadores, artistas, pesquisadores, empreendedores, alunos e outros interessados na implementação de ambientes educacionais mais mão-na-massa, criativos e interessantes nas escolas, universidades, espaços não-formais de aprendizagem e residências de todo o Brasil. A Rede surgiu em 2015 a partir de uma parceria entre a Fundação Lemann e o Lifelong Kindergarten Group do MIT Media Lab. Atualmente, contamos com o apoio de milhares de pessoas de todo o Brasil.

 

Onde ocorrerá o FIC? Como faço para chegar?

O FIC ocorrerá no Senac Lapa Tito: R. Tito, 54 - Vila Romana, São Paulo - SP, 05051-000

No local, existem dois estacionamentos próximos: VR Park (R. Tito, 49 - Vila Romana) e JVM (Rua Desembargador do Vale, 1098)

Está vindo de transporte público? O MOOVIT pode te ajudar a achar a melhor opção.

A estação mais próxima é a Estação de Trem Água Branca (Linha 7 – Rubi), estando a 1.6 Km do Senac. Note que tem que subir uma ladeira para chegar no local.

Diversas linhas de ônibus passam na Praça Cornélia (1km de distância da unidade) e também podem ajudar. Você pode se organizar para vir de UBER ou 99. Há uma grande oferta na região.

 

No que a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa acredita?

Veja o manifesto da Rede:
Nós vivemos a imaginação.
Nós crescemos com paixão.
Nós construímos o conhecimento.
Nós criamos parcerias.
Nós valorizamos a diversidade.
Nós abraçamos a escola.
Nós nos expressamos com tecnologias.
Nós colocamos a mão na massa.
Somos educadores, artistas, cientistas, fazedores, empreendedores, gestores, ativistas
Somos família.
Somos professores e também estudantes.
Nós somos a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

 

Onde encontro a programação do evento?

Ela será lançada em breve aqui. Avisaremos em nossas redes sociais e pelos grupos da RBAC. Neste momento, os organizadores começaram o trabalho de avaliação dos trabalhos que se encerrou em 26.02.20.

 
 
 

Eu não submeti trabalhos. Como posso participar?

Os trabalhos submetidos passam por uma curadoria e são selecionados e organizados em diferentes horários e espaços no evento. Você pode aguardar essa programação e inscrever-se em oficinas de seu interesse ou participar apenas das atividades abertas, como a mostra interativa, atividades de palco e espaços interativos.

 

Por que esse ano não ocorrerá junto a FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia?

Nos últimos anos o FIC ocorreu na USP, junto a FEBRACE. Em uma iniciativa formativa, a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa experimentou criar uma nova iniciativa, adotando não apenas um novo lugar, mas um conjunto de educadores que ali atuam e ainda não conheciam a Aprendizagem Criativa.

Baseando-se em guias da Rede (como preparar um trabalho para mostra interativa; guia de organização do canto mão na massa), educadores do Senac se organizaram para aprender mais sobre a Aprendizagem Criativa e organizar um FIC desde o começo, passando por todos os desafios e estruturação de objetivos e parcerias que esse grande evento requer.

A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa atuou em uma posição formativa, oferecendo uma curadoria de trabalhos e formação através de troca de experiências em cada atividade. Auxiliando e co-construindo com toda a sua experiência, o exercício foi tutoriar o Senac, mostrando como é possível expandir essa ação para qualquer lugar apaixonado que queira recebê-la.

O Senac pôde trazer um pouco do Jeito Senac de Educar e investir em parcerias para poder trazer o olhar da aprendizagem criativa, dos 4 Ps (paixão, parcerias, projetos e pensar brincando) e da espiral da aprendizagem criativa no desenrolar do evento. Tratando-se de uma instituição que conta com ensino médio técnico integrado em informática, além de cursos livres e profissionalizantes das áreas de informática, segurança do trabalho, gestão e negócios, design de interiores, paisagismo, design gráfico e aprendizagem, os educadores se juntaram para organizar o FIC e inspirar outros lugares e grupos educacionais a fazerem o mesmo.

“Foi uma oportunidade única! Percebemos como o olhar, as ações, o vocabulário e a organização das atividades mudaram no decorrer da organização do evento. Em cada reunião, cada criação, os 4Ps criaram vida entre os educadores durante a organização do próprio FIC” – Fabiana Raulino, organizadora responsável no Senac e membro do núcleo SP da RBAC.

Para quem já frequenta o FIC, o que podemos esperar de diferente?

Para quem já conhece o evento, pode se preparar para encontrar muita gente querida na Mostra Interativa e nas Oficinas oficiais da rede que, desta vez, ocorrem em salas de aula customizadas. Os educadores do Senac colaboraram com suas turmas na decoração do espaço, elaboração de estratégias de comunicação, oficinas que já eram promovidas no Senac, mas foram modificadas com um olhar da aprendizagem criativa, espaços interativos, arte e muito mais! Nossa intenção é promover uma experiência mágica e única, mostrando a todos o que a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa é capaz de fazer e ampliando nossas ações mostrando que qualquer lugar pode organizar um FIC, desde que trabalhe por projetos, com parcerias, pensando brincando e com muita paixão!). Nos vemos dias 2 e 3 de abril!

 

E se eu ainda estiver com muita dúvida, quem pode me ajudar?

Você pode enviar um email para ficsp2020@gmail.com, entre em contato com algum dos coordenadores do Núcleo São Paulo da RBAC ou entre em contato direto com a Fabi (11) 98111-8464.

 

O Festival de Invenção e Criatividade será realizado nos dias 02 e 03 de abril no Senac Lapa Tito - Rua Tito, n. 54 (Vila Romana).

Realização

Apoio